Arqueologias Efêmeras
Palavras-chave:
fotografia, arquiteura, ruínas, memória, monumentosResumo
No ensaio crítico “Arqueologias Efêmeras”, realizado no contexto da exposição Trauma, em 2018, Nathalia Lavigne analisa imagens de obras de infraestrutura paralisadas feitas por Ivan Padovani em São Paulo — uma paisagem quase padrão na cidade, especialmente nos últimos anos que antecederam as transformações urbanas prometidas para a Copa do Mundo, em 2014. Mas ao isolar esses blocos de concreto e vigas metálicas de qualquer outro referencial, as estruturas ganham o aspecto de monumentos, evocando um ideal de transformação que parece ter ficado em suspenso. O texto aponta questões como um estado de suspensão permanente nessas imagens, evocando um presente que se repete na forma de monótonas vigas de concreto e o prelúdio de um futuro imponente, ambicioso, promissor, mas não chegou e não se sabe quando vem.
Downloads
Referências
Filho, M. K., & Eiró, J. L. (2020). Terrane de Ana Lira | Trauma de Ivan Padovani: o discurso do artista, o discurso da obra. Revista Concinnitas, 21(38), 470–486. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.50325
JACOBS, Jane. The Death and Life of Great American Cities. New York: Random House, 1961.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ivan Padovani, Nathalia Lavigne

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.