Ruínas na cidade: histórias esquecidas

Auteurs

Mots-clés :

Ruínas, Cidade, Memória

Résumé

A presente pesquisa conta com imagens de espaços abandonados na cidade, questionando como um lugar repleto de memórias é desprezado, deixado às margens do tempo. Pesquisar e registrar esses lugares é procurar os motivos que levam o sujeito a dar as costas para a sua própria história, desvendando aspectos da sociedade atual através do contato com as ruínas da arquitetura urbana, refletindo sobre histórias esquecidas e silenciadas pela própria comunidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Laura dos Santos Goulart, UNESC

Formada em Artes Visuais Bacharelado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense — UNESC, de Criciúma — Santa Catarina. Atualmente mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação — PPGE da mesma Universidade; bolsista do Programa FUMDES.

Références

BACHELARD, Gaston; DANESI, Antônio de Pádua. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CANTON, Katia. Espaço e lugar. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. 71 p.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 1991.

MATOS, Olgária. Vestígios: escritos de filosofia e crítica social. São Paulo: Palas Athena, 1998.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas.3. ed. rev. e amp São Paulo: SENAC/SP, 2004.

Téléchargements

Publiée

2023-01-30

Comment citer

dos Santos Goulart, L. . (2023). Ruínas na cidade: histórias esquecidas. Fotocronografias, 8(19), 156–173. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/129750