Em nome da amizade
Mots-clés :
fotografia, amizade, luz, sombra e políticaRésumé
Este pequeno ensaio se debruça sobre o trabalho chamado Série Negra_after Goya y Antonio Saura, de autoria de Fernando de Tacca, realizado durante a crise sanitária mundial de Covid-19. Não há pretensão de esquadrinha-lo em sua totalidade. Ao contrário, elegem-se como eixo discursivo a dicotomia entre luz e sombra, cara à fotografia, a segurança da noite em Goya, as questões políticas em Saura e, especialmente, o convite a amizade interpretado por Agamben, a partir de Aristóteles.
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Références
AGAMBEN. G. O amigo. In: _____. O que é contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009. pp.77–92.
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MALDONADO, L. Cuando Antonio Saura dibujó el pene de Franco: las caricaturas clandestinas del dictador. El Español, Madrid, 20 fev. 2020. Disponível em: https://www.elespanol.com/cultura/20200220/antonio-saura-dibujo-franco-caricaturas-clandestinas-dictador/468704352_0.html.
TACCA, F. O inferno nunca se farta. Cadernos de Arte e Antropologia, vol. 6, n.1, 2017. pp.109–112. Disponível em: https://journals.openedition.org/cadernosaa/1226.
TOMAS, D. From the Photograph to Postphotographic Practice: Toward a Postoptical Ecology of the Eye. SubStance. v.17, n.1, 1988. pp.59–68.

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© Fernando Cury de Tacca, Fábio Gatti 2022

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