En nombre de la amistad
Palabras clave:
fotografía, amistad, luz, sombra y políticaResumen
Este ensayo se centra en el trabajo denominado Série Negra_after Goya y Antonio Saura, de Fernando de Tacca, realizado durante la crisis sanitaria mundial en Covid-19.. Discute la dicotomía entre luz y sombra, frente a la fotografía, la seguridad de la noche en Goya, los temas políticos en Saura y, especialmente, la invitación a la amistad interpretada por Agamben, comenzando por Aristóteles, se eligen como eje discursivo.
Descargas
Citas
AGAMBEN. G. O amigo. In: _____. O que é contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009. pp.77–92.
BERGER, J. Francisco de Goya (1746–1828). In: OVERTON, T. (Org.). Portraits: John Berger on Artists. London: Verso books, 2015. Disponível em: https://www.versobooks.com/blogs/2318-francisco-de-goya-1746-1828-by-john-berger-from-portraits-john-berger-on-artists.
MALDONADO, L. Cuando Antonio Saura dibujó el pene de Franco: las caricaturas clandestinas del dictador. El Español, Madrid, 20 fev. 2020. Disponível em: https://www.elespanol.com/cultura/20200220/antonio-saura-dibujo-franco-caricaturas-clandestinas-dictador/468704352_0.html.
TACCA, F. O inferno nunca se farta. Cadernos de Arte e Antropologia, vol. 6, n.1, 2017. pp.109–112. Disponível em: https://journals.openedition.org/cadernosaa/1226.
TOMAS, D. From the Photograph to Postphotographic Practice: Toward a Postoptical Ecology of the Eye. SubStance. v.17, n.1, 1988. pp.59–68.

Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Fernando Cury de Tacca, Fábio Gatti

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.