Cada uno en su propia plaza: barrio en la pandemia del covid-19
Palabras clave:
Antropología visual, Antropología urbana, FotografíaResumen
Este ensayo discute la noción de vecindario como categoría relacional y sus aspectos en el escenario de la pandemia del covid-19 en un condominio de la ciudad de São José do Rio Preto, São Paulo. En una etnografía del encierro que, como refieren Rocha y Eckert (2015), asimilo el trabajo por imágenes, tratando, a su vez, de pensar para ver y ver para pensar asociaciones entre pandemia y barrio.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac e Naify, 2003.
ROCHA, Ana Luiza Carvalho da; ECKERT, Cornelia. Apresentação. In: _____. A preeminência da imagem e do imaginário nos jogos da memória coletiva em coleções etnográficas. 1a. ed. Brasilia: ABA Publicações, 2015. p. 11–18.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lendo e agenciando imagens: o rei, a natureza e seus belos naturais. Sociol. Antropol. [online]. 2014, vol.4, n.2, p.391–431.
VELHO, Gilberto. O antropólogo pesquisando em sua cidade: sobre conhecimento e heresia. In: ____ (Org.). O Desafio da Cidade: novas perspectivas da antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Campus, 1980. p. 13–21.

Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Luiz Henrique Campos Pereira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.