Assembly of memory: Urban temporalities in the Ribeira neighborhood, Natal/RN
Keywords:
Visual anthropology, city, ruins, memory, Ribeira, Natal/RNAbstract
This essay is the result of a work conducted from my place as an anthropologist-photographer, throughout 2020 and 2021, about the itineraries and memories of downtown Natal, in the Ribeira neighborhood. With drifting walks through the city, we intend to capture in the strangeness of its architecture traces of ruins that make crossings from the past to the present. Thus, I conduct a sensitive listening-glance that tells what the city represents and how it is occupied, what are the consequences of its transformations.
Downloads
References
AGIER, Michel. Antropologia da cidade: lugares, situações, movimentos. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011.
CARERI, Francesco. Walkscapes: O caminhar como prática estética. São Paulo: Editora G. Gili, 2013.
CUNHA FILHO, Paulo C. A representação visual da memória. Imagens e melancolia na cidade periférica. In: PRYSTHON, Angela (org.). Imagens da cidade: Espaços urbanos na comunicação e cultura contemporâneas. Porto Alegre: Sulina, 2006.
NETO, José Correa Torres Neto; NASCIMENTO, José Clewton do; OLIVEIRA, Cícero. Ribeira: beco, praça, travessas, ruas e avenidas. Natal: Caravela Selo Cultural, 2021.
SAMAIN, Etienne. (org.) Como pensam as imagens. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.

Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Arthur Leonardo de Lima Pereira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.