Quilombo do Areal, images and memories
Keywords:
black community, sociabilities, urban quilombo, Porto AlegreAbstract
This essay is built from a photographic collection produced in an ethnographic research about the Quilombo do Areal (Porto Alegre/Brazil) community, focusing its daily life arrangements, sociabilities and some of its characters. The regard over this images, produced almost twenty years ago, conduces to reflexions about memories, narratives and political processes constructed along this time.
Downloads
References
MARQUES, Olavo Ramalho. Entre a Avenida Luís Guaranha e o Quilombo do Areal: estudo etnográfico sobre memória, sociabilidade e territorialidade negra em Porto Alegre/RS. Dissertação (Mestrado em antropologia) — Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.
MARQUES, Olavo Ramalho. Sobre raízes e redes: territorialidades negras no sul do Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2017.
ROCHA, Ana Luiza Carvalho da e ECKERT, Cornelia. A preeminência da imagem e do imaginário nos jogos da memória coletiva em coleções etnográficas. Brasília: ABA, 2015.

Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Olavo Ramalho Marques

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.