Ilú: toque da ancestralidade
Palavras-chave:
IlúResumo
As imagens deste ensaio mostram a montagem de um Ilú, pelas mãos de Walter Mello Ferreira, Pingo Borel, na gravação do documentário etnográfico de mesmo nome, realizado de forma colaborativa com o Centro Cultural Mestre Borel, para a Oficina Especial de Audiovisual NUPEPA/IMARGENS ‐ ICNOVA/LAPS e NAVISUAL/PPGAS e PGDR (UFRGS). A feitura do Ilú é preservação e manutenção de um conhecimento ancestral do Batuque gaúcho. Mais que um tambor, Ilú é objeto vivo, que nasce pelas mãos do artesão alabê.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Leonardo Oliveira de. Tambores de todas as cores: Práticas de mediação religiosa afro-gaúchas. Tese (doutorado) — Programa de Pós Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientação: Emerson Alessandro Giumbelli. Porto Alegre, 2019.
BASTIDE, Roger. As Religiões Africanas no Brasil Vol. 2 1971
CORREA, Norton. O batuque no Rio Grande do Sul: Antropologia de uma religião afro-Rio-Grandense. São Luiz: Cultura & arte, 2006.
CORREA, Norton. Tambores Iorubás no Brasil. Revista África, v.1, jul/dez., 2014.
ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Documentários Etnobiográficos em etnografias da duração. Filmar narradores em seus tempos vividos e espaços praticados In: Revista Eletrônica Visagem, vol.2, n.2, 2016.
FERREIRA, Walter Mello; MARQUES, Olavo Ramalho; CASAGRANDE, Elisa Algayer; MENDES, Jeferson Bossoni; FERREIRA, Simone Pereira. Ilú. Documentário Etnográfico apresentado na Oficina Especial de Audiovisual NUPEPA/IMARGENS ‐ ICNOVA/LAPS e NAVISUAL/PPGAS e PGDR (UFRGS). Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JptpvyE6j6k
KREBS, Carlos Galvão. Estudos de Batuque. Porto Alegre, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, 1988.
PERNAMBUCO, Adalberto. “Da importância dos mercados para as religiões afro-brasileiras”. Debates do NER, vol. 19, nº 35, 2019, p. 49–54.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elisa Algayer Casagrande, Walter Mello Ferreira, Olavo Ramalho Marques, Jeferson Bossoni Mendes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.