Atotô Obaluayê! Olubajé no Ilê Axé Akaraizô
Keywords:
antropologia urbana, antropologia visual, fotoetnografia, Olubajé, ObaluayêAbstract
Abstract: The Olubajé de Obaluayê, happened at Ilê Axé Akaraizô, is an interesting motivation for a photographic visual immersion, ethnographic experience in urban context, in urban religious context. The processes of interaction are of anthropological interest, as well as the links made possible to think, from an anthropological visual perspective, about the relations between religion, candomblé, and the city, from an orixá festival.
Key-words: urban anthropology, visual anthropology, photoethnography, Olubajé, Obaluayê.
Downloads
References
ROCHA, Ana L. C. da. Tecnologias audiovisuais na construção de narrativas etnográficas. Um percurso de investigação. In: Iluminuras, n. 11. 2004. Porto Alegre.
ROCHA, Ana L. C.; ECKERT, Cornélia. Etnografia de Rua: Estudo de Antropologia Urbana. In: Iluminuras, n. 10. Porto Alegre, 2003.
SANTOS, Flávio Gonçalves dos. Economia e cultura do candomblé na Bahia: o comércio de objetos litúrgicos afrobrasileiros — 1850/ 1937. Editus. Ilhéus, 2013.
SOUZA, L. 2020. A vida dos artefatos: arte/artesanato de palha na Feira de São Joaquim, Salvador-Bahia. Dissertação de Mestrado: Universidade Federal da Bahia.
TACCA, Fernando de. Fotografia: intertextualidades entre antropologia e arte. In: NOVAES, Sylvia Caiuby. Entre ciência e arte. A fotografia na antropologia. São Paulo: Edusp, 2015.
VERGER, Pierre. Notícias da Bahia — 1850. 2ed. Corrupio. Salvador, 1999.
____ Retratos da Bahia, 1946–1952. 4ed. Corrupio. Salvador, 2005.

Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Lucas Barreto de Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.