Uma lente sobre a justiça: registro visual das manifestações indígenas contra o marco temporal em Brasília
Palavras-chave:
manifestações indígenas, marco temporal, Brasília, justiça, fotografiaResumo
Este ensaio registra duas manifestações indígenas realizadas em Brasília contra a proposta de estabelecer um marco temporal para a demarcação de Terras Indígenas. Essa sugere que apenas aqueles povos indígenas que efetivamente ocupassem um território até a data de 05 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal, teriam direito à demarcação de suas terras. A disputa sobre a definição do marco temporal é alvo de julgamento pelo Superior Tribunal Federal.
Downloads
Referências
APIB. Marco Temporal. Disponível em: <https://apiboficial.org/marco-temporal/>. Consultado em 9/02/2023
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
DIANI, Mario; BISON, Ivano. Organizações, coalizões e movimentos. Revista Brasileira de Ciência Política, On Line, n. 3, p.220–249, maio 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/6564>. Acesso em: 18 fev. 2022.
JASPER James M.. Emotions and Social Movements: Twenty Years of Theory and Research. Annual Review of Sociology. 37, 2011. Disponível em:<10.1146/annurev-soc-081309–150015>. Acesso em 03 mar.2022.
MELUCCI, Alberto. A invenção do presente. Movimentos sociais nas sociedades complexas.
Petrópolis,RJ: Vozes, 2001. STF. Recurso Extraordinário nº 1017365. Disponível em: <https://redir.stf.jus.br/estfvisualizadorpub/jsp/consultarprocessoeletronico/ConsultarProcessoEletronico.jsf?seqobjetoincidente=5109720>. Consultado em 08.fev.2023.
TARROW, Sidney. O poder em movimento: movimentos sociais e confrontos politicos Petrópolis: Vozes, 2009.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ramon José Gusso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.