Tradicional e rebelde: o bordado e a arte têxtil nas visualidades das marchas do 8M em Brasília e em Santiago do Chile
Mots-clés :
8M, visualidades, arte têxtil, movimento feminista, fotografiaRésumé
Este ensaio se baseia na pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília, que investiga a estética e as visualidades em protestos e marchas organizadas por mulheres, sendo comparadas três manifestações feministas do 8M realizadas em Brasília (2020, 2023) e Santiago do Chile (2022). A partir da ideia de montagem, desenvolvida por Aby Warburg (2015), esta coleção de fotografias foi submetida a ordenações diversas, provocando relações entre as imagens, a fim de traçar itinerários que pudessem dar início à narrativa sobre as visualidades de mulheres em protestos. Neste ensaio, abordamos especificamente o repertório visual que utilizam técnicas têxteis em bandeiras e faixas, entre outras visualidades, como forma de expressão.
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Références
GARCÍA-CANCLINI, Néstor. A Sociedade sem Relato: Antropologia e Estética da Iminência. São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
RECKITT, Helena; GOSLING, Lucinda ROBINSON, Hilary; TOBIN, Amy; BALSHAW, Maria; ARAKISTAIN, Xabier. The Art of Feminism. San Francisco, CA : Chronicle Books, 2018.
MELUCCI, Alberto. A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes, 2001.
TILLY, Charles. Contentious Performances. New York : Cambridge University Press, 2008.
WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das letras, 2015.

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(c) Tous droits réservés Luciana Ceschin, Virgínia Tiradentes Souto 2023

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