Memória, patrimônio e imagem no processo de extinção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
memória, patrimônio, imagemResumo
Proponho uma narrativa fotográfica sobre o processo de extinção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS). É resultado de uma pesquisa etnográfica urbana e visual que teve como interlocução os (as) funcionários (as) da FZB/RS e demais envolvidos no movimento de resistência à sua extinção. Fragmentos imagéticos que buscam inscrever um pouco do que é essa fundação pública, a sua paisagem, conhecimento e trabalho, assim como a luta política em defesa da instituição.
Downloads
Referências
ECKERT, Cornelia e ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Etnografia da duração: antropologia das memórias coletivas em coleções etnográficas. Porto Alegre: Marcavisual, 2013.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. As transformações do patrimônio: da retórica da perda à reconstrução permanente. In: TAMASO, Izabela Maria; LIMA FILHO, Manuel Ferreira. Antropologia e Patrimônio Cultural: trajetórias e conceitos. Brasília: ABA Publicações, 2012.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
MACDOUGALL, David. De quem é essa história? Cadernos de Antropologia e Imagem, 5 (2). Rio de Janeiro: UERJ, 1997.
NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, p. 7–28, 1993.
RICOEUR, Paul. Memória, história, esquecimento. Conferência proferida em 2003. Disponível em http://www.uc.pt/fluc/uidief/textos_ricoeur/memoria_historia

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diogo Dubiela

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.