O AVESSO DO AVESSO DA FOTOGRAFIA É A IMAGEM? Experimentação verbo-visual para uma erótica das formas expressivas

Autores

Palavras-chave:

imagem, erótica das formas expressivas, crítica, antropologia com imagens, confinamento(s)

Resumo

Esse (meta)texto, acionado a partir de uma experimentação verbo-visual, pretende articular momentos, sentidos e sentimentos numa constelação de eventos vividos. Ativada como tática de resistência ao processo de embotamento das sensibilidades provocado pelo isolamento social — medida sanitária, em face da Pandemia de Covid-19 –, a constituição da experimentação pretende, em última instância, preencher o vazio desse tempo, o qual tende à homogeneização. Pretendo, dessa forma, mobilizar afetos, artefatos, topografias, memórias e gestos em narrações possíveis e fragmentárias que incluem os corpos no mundo.

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Biografia do Autor

Ronaldo de Oliveira Corrêa

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Referências

(1) SAMAIN, Etienne. Questões heurísticas em torno do uso das imagens nas Ciências Sociais. IN: FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Miriam L. Moreira (orgs.). Desafios da Imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas, SP: Papirus, 1998. pp. 51–62.

(2) SONTAG, Susan. Contra a Interpretação. IN: _____. Contra a Interpretação e Outros Ensaios. 1ª. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. pp. 15–29.

(3) BENJAMIN, Walter. Sobre o Conceito da História. IN: _____. O Anjo da História. 2ª. Ed. 3 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019 — (FiloBenjamin). pp. 07–20.

Publicado

2020-11-13

Como Citar

de Oliveira Corrêa, R. (2020). O AVESSO DO AVESSO DA FOTOGRAFIA É A IMAGEM? Experimentação verbo-visual para uma erótica das formas expressivas. Fotocronografias, 6(14), 120–127. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/128423