O AVESSO DO AVESSO DA FOTOGRAFIA É A IMAGEM? Experimentação verbo-visual para uma erótica das formas expressivas
Palavras-chave:
imagem, erótica das formas expressivas, crítica, antropologia com imagens, confinamento(s)Resumo
Esse (meta)texto, acionado a partir de uma experimentação verbo-visual, pretende articular momentos, sentidos e sentimentos numa constelação de eventos vividos. Ativada como tática de resistência ao processo de embotamento das sensibilidades provocado pelo isolamento social — medida sanitária, em face da Pandemia de Covid-19 –, a constituição da experimentação pretende, em última instância, preencher o vazio desse tempo, o qual tende à homogeneização. Pretendo, dessa forma, mobilizar afetos, artefatos, topografias, memórias e gestos em narrações possíveis e fragmentárias que incluem os corpos no mundo.
Downloads
Referências
(1) SAMAIN, Etienne. Questões heurísticas em torno do uso das imagens nas Ciências Sociais. IN: FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Miriam L. Moreira (orgs.). Desafios da Imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas, SP: Papirus, 1998. pp. 51–62.
(2) SONTAG, Susan. Contra a Interpretação. IN: _____. Contra a Interpretação e Outros Ensaios. 1ª. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. pp. 15–29.
(3) BENJAMIN, Walter. Sobre o Conceito da História. IN: _____. O Anjo da História. 2ª. Ed. 3 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019 — (FiloBenjamin). pp. 07–20.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ronaldo de Oliveira Corrêa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.