Fotografias, territórios urbanos e reverberações da memória
Palavras-chave:
Espaço, Tempo, Territórios, MemóriaResumo
Este ensaio fotográfico é resultado da pesquisa de doutorado realizada durante os anos de 2014 a 2017 na região da Grande Cruzeiro em Porto Alegre, RS. Minha aproximação com o uso de recursos visuais como instrumento metodológico de pesquisa tem início no doutorado, quando cursei, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), da Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS), a disciplina de Antropologia Visual e da Imagem, e vinculei-me ao Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV) junto ao Laboratório de Antropologia Social da mesma Universidade.
Downloads
Referências
ANDRADE, Rosane de. Fotografia e Antropologia: Olhares Fora-Dentro, São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Etnografia de rua: estudos de antropologia urbana. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013.
ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Premissas para o estudo da memória coletiva no mundo urbano contemporâneo sob a ótica dos itinerários urbanos e suas formas de sociabilidade. Iluminuras: Série do Banco de Imagens e Efeitos Visuais, Vol. 2, nº 4. Porto Alegre: Banco de Imagens e Efeitos Visuais, PPGAS/UFRGS, 2001.
ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Etnografia: saberes e práticas. Iluminuras Revista Eletrônica do BIEV/PPGAS/UFRGS, v. 31, p. 1, 2008.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Laurent Léon Schaffter do original La Mémoire Collective. Presses Universitaires de France, Paris, p. 25–47. 1990.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Patrícia Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.