Em busca dos olhos de minhas avós: reminiscências crepitantes, urdiduras do esquecimento
Palavras-chave:
Poéticas do Confinamento, Reminiscência, Narrativa, Antropologia Visual, Atlas MnemosyneResumo
Em 2020, Thanatos e Chronos cobriram Gaia com um manto denso e paralisante. Silenciada pela linearidade de um tempo pandêmico encontrei no imaginário ultravivo do fogo as forças para restaurar a voz e a narração de um tempo libertário, avivado pelas reminiscências e rastros de minhas avós: mulheres cujos saberes-poderes foram evocados, transpassando os cômodos da casa. Nesse ensaio reúno composições imagéticas e fragmentos textuais produzidos ao longo dos meses de março a julho de 2020, cuja pesquisa dialoga com aportes metodológicos de Walter Benjamin, Gaston Bachelard, Suely Rolnik e Aby Warburg.
Downloads
Referências
(1) BACHELARD, Gaston. A Psicanálise do Fogo. São Paulo: Martins Fontes, 2008, p.11
(2) BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993, p.88.
(3) RAMACIARACA, Yochi. A Respiração e a Saude ou Arte de Respirar. Tradução: Lopes de Sousa. 2ª. ed. Lisboa: Livraria Classica Editora, 1923.
(5) BAUDELAIRE, Charles. Théophile Gautier. In: GAUTIER, Théophile. O Clube dos Haxixins. Apresentação. Coleção Rebeldes Malditos, n.11. Porto Alegre: L&PM, 1987.
(5) BENJAMIN, Walter. A tarefa do tradutor. In: BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. Coleção Espírito Crítico. São Paulo: Ed. Duas Cidades; Ed. 34, 2011, pp. 101–119.
(6) ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental — transformações contemporâneas do desejo. 2ª. ed. Porto Alegre: Sulina; Ed. da UFRGS, 2014.
(7) MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. v. II. São Paulo: Edusp, 1974.
(8) BACHELARD, Gaston. A Terra e os Devaneios do Repouso. Ensaio sobre as imagens da intimidade. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
(9) CHIAVENATTO, Júlio José. Genocídio Americano: A Guerra do Paraguai. 26ª ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1993.
(10) CASTRO, Nilza. Na sombra da ramada. Poesias. Porto Alegre: Nova dimensão, 1987.
(11) BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos. Ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 50.
(12) WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Ed. Akal, 2010.
(13) GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994.
(14) GINZBURG, Jaime. A interpretação do rastro em Walter Benjamin. In: SEDLMAYER, Sabrina e GINZBURG, Jaime. Walter Benjamin, rastro, aura e história. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012, p. 107–169.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Elisa de Castro Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.