Uma rua em pandemia: reconfigurações do espaço no Calçadão da Rua Andrade Neves em Pelotas
Palavras-chave:
Calçadão da Rua Andrade Neves, Pelotas/RS, Cotidiano, Pandemia Covid-19, Reconfiguração do espaçoResumo
Na Rua Andrade Neves, em Pelotas/RS, num trecho de quatro quadras, existe um espaço destinado ao comércio e à circulação de pessoas chamado Calçadão. Esse foi reformado pela prefeitura, tendo sua estética modificada significativamente. O conjunto fotográfico aqui exposto, mostra o Calçadão durante a pandemia, com seu espaço reconfigurado pelas pessoas que ali circulam e habitam.
Este ensaio visual é produto de uma pesquisa etnográfica de mestrado, realizada por um dos autores, com financiamento da CAPES (2018/2020).
Downloads
Referências
CAMPO Grande News. Pandemia: usamos as mesmas armas do século XIX. Campo Grande, 04 de abril de 2020. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/colunistas/em-pauta/pandemia-usamos-as-mesmas-armas-do-seculo-xix. Acessado em: 08 jan 2021
GURAN, Milton. Fotografar para descobrir, fotografar para contar. Dossiê 1 de Imagem. Anais do GT 26: Antropologia Visual e da Imagem. II Reunião de Antropologia do Mercosul. 1997.
RODRIGUES, Guilherme R. de. Se essa rua fosse minha: uma etnografia sobre comida de rua na cidade de Pelotas. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) — Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
SAMAIN, Etienne. Ver” e “dizer” na tradição etnográfica: Bronislaw Malinowski e a fotografia. Horizontes antropológicos, v. 1, n. 2, p. 23–60, 1995.
______. In: ALVES, André. Os argonautas do mangue precedido de Balinese character (re) visitado. Campinas: Editora Unicamp/São Paulo: 2004. p. 521–539.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Guilherme Rodrigues de Rodrigues, Hamilton Oliveira Bittencourt Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.