A pandemia pelos muros de Imperatriz: Fotoetnografia e caminhadas com um artista de rua

Autores

Palavras-chave:

Caminhadas, graffiti, Imperatriz

Resumo

O presente ensaio resulta de uma etnografia realizada entre os meses de fevereiro de 2020 e abril de 2021, dando especial atenção à relação entre graffiti e a pandemia, na cidade de Imperatriz-MA. Para tanto, traz a seleção de dez fotografias produzidas durante esse tempo de convivência com o artista de rua Haresh Koury. Tais imagens resultam de um processo compartilhado de exploração urbana: caminhadas e intervenções que demonstram a cidade de Imperatriz a partir de perambulações teóricas e da experiência de campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesus Marmanillo Pereira

Pesquisa financiada pelo edital N° 002/2018 — APOIO À PROJETOS DE PESQUISA — UNIVERSAL da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão — FAPEMA
[2] Filiação: Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia (LCH), Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS da Universidade Federal do Maranhão) e Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal da Paraíba (PPGAS-UFPB).Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Cidades e Imagens(LAEPCI-UFMA), membro do Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções (GREM-UFPB) e do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Imagem(GREI-UFPB).

Referências

ACHUTTI, Luiz Eduardo Robinson. Fotoetnografia da Biblioteca Jardim. Porto Alegre: Editora da UFRGS, Tomo Editorial, 2004.

DIÓGENES, G. M. S. Entre cidades materiais e digitais: esboços de uma etnografia dos fluxos da arte urbana em Lisboa. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 46, p. 43–67, 2015.

ECKERT, CORNELIA; ROCHA, A. L. C. A arte de narrar as (nas) cidades: etnografia de (na) rua, alteridades em deslocamento. Hawo — Revista do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil, v. 1, p. 1–52, 2020.

RANCIÉRE, Jacques. A partilha do sensível: Estética e Política. São Paulo: ed.34.2005.

SIMMEL, Georg. A ruína. In: SOUZA, Jessé e ÖELZE, Berthold. Simmel e a modernidade. Brasília: UnB. 1998. P. 137–144.

Publicado

2021-10-06

Como Citar

Marmanillo Pereira, J. (2021). A pandemia pelos muros de Imperatriz: Fotoetnografia e caminhadas com um artista de rua. Fotocronografias, 7(16), 48–63. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/128346