Quilombo do Areal, imagens e memórias

Autores

Palavras-chave:

comunidade negra, sociabilidades, quilombo urbano, Porto Alegre

Resumo

Este ensaio remonta a uma pesquisa etnográfica desenvolvida junto ao Quilombo do Areal (Porto Alegre/RS/Brasil), a partir do amplo recurso à produção de imagens, enfatizando cotidiano, sociabilidades e personagens da comunidade. O olhar de conjunto sobre o acervo produzido há quase duas décadas conduz à reflexão sobre memórias, narrativas e processos políticos construídos ao longo do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olavo Ramalho Marques

Doutor em Antropologia Social (PPGAS/UFRGS). Professor do Departamento Interdisciplinar/Campus Litoral Norte/UFRGS, atuando nos cursos de graduação: Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento Regional; coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais EaD. Professor do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento (PGDREDES). Membro do Núcleo em Antropologia Visual (NAVISUAL/UFRGS). Coordenador do projeto Paisagens do Litoral Norte Gaúcho.

Referências

MARQUES, Olavo Ramalho. Entre a Avenida Luís Guaranha e o Quilombo do Areal: estudo etnográfico sobre memória, sociabilidade e territorialidade negra em Porto Alegre/RS. Dissertação (Mestrado em antropologia) — Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

MARQUES, Olavo Ramalho. Sobre raízes e redes: territorialidades negras no sul do Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2017.

ROCHA, Ana Luiza Carvalho da e ECKERT, Cornelia. A preeminência da imagem e do imaginário nos jogos da memória coletiva em coleções etnográficas. Brasília: ABA, 2015.

Downloads

Publicado

2022-07-26

Como Citar

Ramalho Marques, O. . (2022). Quilombo do Areal, imagens e memórias. Fotocronografias, 7(18), 188–207. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/126283