MEDEIA: para além do mito, uma mulher em atos

PARA ALÉM DO MITO, UMA MULHER EM ATOS

Auteurs

  • Cristiana Deluiz Universidade Veiga de Almeida

Mots-clés :

Psicanálise, Ato, Feminino, Medeia, Tragédia.

Résumé

Esta pesquisa teve por objetivo discutir o feminino no campo da psicanálise a partir do aforismo lacaniano “A mulher não existe”. Por meio de uma pesquisa bibliográfica a partir de Freud e Lacan, buscou-se elucidar a razão pela qual a representação mítica traz luzes aos atos enlouquecidos das mulheres em suas relações amorosas, embora não sejam de todo loucas. Subsidiada pela arte trágica e partindo da referência à mulher dada por Freud como “o continente negro da psicanálise”, a feminilidade atinge sua posição no campo do gozo para além da norma fálica, tendo como protagonista Medeia, nos seminários de Lacan. Heroína trágica da obra homônima de Eurípides, Medeia apresenta o que há de excesso para além dos limites da cultura, o que só é possível desvelar por meio da poesia que vela o horror que ali se apresenta. O ato de Medeia vai para além da maternidade e atinge o âmago do terror a ser vivido por Jasão. Recorrendo à materialidade histórica da obra Medeia, seria esse o mesmo horror vivido por Gide – escritor francês do início do século XX – no ato de sua amada Madeleine ao queimar suas cartas de amor que o consagrariam para além de sua morte? Madeleine, como muitas mulheres de verdade, aponta para o gozo mítico de Medeia, sendo definida por Lacan como “uma verdadeira mulher em sua inteireza de mulher”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2024-08-01

Comment citer

Deluiz, C. (2024). MEDEIA: para além do mito, uma mulher em atos: PARA ALÉM DO MITO, UMA MULHER EM ATOS. EVOCATIO: Revista Luso-Brasileira De Filosofia, Artes E Cultura - ISSN: 2965-4254, 4(11). Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/evocatio/article/view/142436