UMA EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: possíveis abordagens críticas e criativas atravessadas por Barthes (e Butler & Derrida)

Autores

  • Luís Fabiano Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniel Fraga de Castro

Resumo

Este artigo investiga a possibilidade de uma educação performativa através das ideias de Roland Barthes, associando-a com a desconstrução de Jacques Derrida e a performatividade de Judith Butler. Entende-se aqui uma educação performativa, caracterizada por sua natureza desterritorializante e criativa, concebida não como um processo de transmissão de conhecimento fixo, mas como um espaço de experimentação e diálogo. Barthes subverte a tradicional estrutura acadêmica, propondo uma pedagogia que valoriza a reflexão crítica e a construção compartilhada do saber. A desconstrução derridiana é abordada como um ato performativo que desafia e transforma as instituições, promovendo a criação de novos significados. Butler, por sua vez, redefine a corporeidade, mostrando como os corpos são produzidos e significados através de práticas discursivas e normativas reiterativas. A performatividade na educação, influenciada por essas perspectivas, enfatiza a importância de um ensino imanente, onde a linguagem é utilizada para subverter formas de poder e promover uma constante reavaliação das hierarquias tradicionais. Barthes visualiza a aula como um jogo de significações, onde a relação entre professor e aluno é marcada pela interação criativa e a textualidade, propondo uma prática pedagógica que encoraja a criação de novas significações e a valorização da diversidade de ideias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Fabiano Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Teatro, habilitação Direção Teatral, pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

Oliveira, L. F., & Fraga de Castro, D. (2024). UMA EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: possíveis abordagens críticas e criativas atravessadas por Barthes (e Butler & Derrida). EVOCATIO: Revista Luso-Brasileira De Filosofia, Artes E Cultura - ISSN: 2965-4254, 4(10). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/evocatio/article/view/141271

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)