MAL-ESTAR, SOFRIMENTO E SINTOMA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: a saúde mental das mulheres sob a articulação entre as relações de classe, raça, gênero/sexo e subjetividade

Autores

  • Estela Willeman Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação Superior, Saúde Mental, ; Relações Sociais de Gênero/Sexo, Feminismo materialista, Teoria dos Quatro Discursos

Resumo

O presente texto tem como base empírica a minha experiência como professora da educação superior desde o ano de 2005, partindo de uma questão fundamental: quais são as causas do atual quadro de mal-estar, de sofrimento e dos sintomas relatados pelas estudantes mulheres de nível superior no Brasil? A perspectiva teórico-metodológica adotada é ancorada no feminismo materialista marxiano e na contribuição de Freud e Lacan, em especial, a teoria dos quatro discursos deste ú para compreender as relações entre singularidade e totalidade, modo de produção e reprodução, alienação e consciência e seus impactos nas relações sociais concretas do ambiente acadêmico brasileiro uma abordagem dialética da questão social a partir da unidade classe, raça, gênero/sexo e subjetividade. Alguns elementos que se destacam nesta primeira visada são relativos a uma determinada “etiqueta acadêmica”, elemento que parece se mostrar uma categoria relevante para essa pesquisa. 

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Willeman, E. (2023). MAL-ESTAR, SOFRIMENTO E SINTOMA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: a saúde mental das mulheres sob a articulação entre as relações de classe, raça, gênero/sexo e subjetividade. EVOCATIO: Revista Luso-Brasileira De Filosofia, Artes E Cultura - ISSN: 2965-4254, 3(7). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/evocatio/article/view/136868

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