Formação de Professor: reflexões da educação matemática no ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Matemática, Educação Matemática, Ensino Superior, Mapeamento de Pesquisas

Resumo

Este artigo mapeia as produções sobre Formação de Professores de Matemática geradas pelo Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, e tem por objetivo realizar análises, dentre outros aspectos, a respeito da formação inicial do professor de Matemática, do papel do estágio supervisionado obrigatório e do desenvolvimento profissional docente. Buscamos evidenciar as inquietações que pesquisadores cuja área principal de interesse é o ensino em nível superior têm sobre a formação inicial e continuada de professores de Matemática. Identificamos, por meio de uma Análise de Conteúdo, seis eixos nos quais se aglutinam as temáticas apresentadas no corpus de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo/SP

Barbara Lutaif Bianchini é licenciada (1978) e bacharel (1978) em Matemática pela PUC/SP. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP (1992) e doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC/SP (2001). É professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP, líder do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA) e membro do grupo de pesquisa A Matemática na Formação Profissional. 

Gabriel Loureiro de Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo/SP

Gabriel Loureiro de Lima é bacharel (2001), mestre (2004) e licenciado (2005) em Matemática pela UNICAMP e doutor em Educação Matemática pela PUC/SP (2012). Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP. Líder do Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional e membro do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA).

Eloiza Gomes, Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), São Paulo/SP

Eloiza Gomes é licenciada (1978) e bacharel (1979) em Matemática pelo Mackenzie. Mestre em Educação Matemática (1992) e doutora em Educação Matemática (2015) pela PUC/SP. É professora do Instituto Mauá de Tecnologia e membro dos grupos de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA) e A Matemática na Formação Profissional. Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática nos cursos de Engenharia. 

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Bianchini, B. L., Lima, G. L. de, & Gomes, E. (2019). Formação de Professor: reflexões da educação matemática no ensino superior. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/77732

Edição

Seção

Artigos