Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll

Autores

  • Alice Ribeiro Casimiro Lopes UFRJ
  • Elizabeth Fernandes de Macedo UERJ

Palavras-chave:

currículo, pós-modernidade, ciências naturais, ciências sociais.

Resumo

Argumentamos que a incorporação de modelos das ciências naturais às ciências sociais não pode ser tomada como não-positivista apenas porque os modelos incorporados são, em seu contexto de produção, críticos ao positivismo mecanicista do século XIX. Utilizamos o livro de WilIiam DolI, Currículo - uma perspectiva pós-moderna, como exemplo de uma transposição que vem se acentuando no campo da educação: princípios teóricos das ciências do século XX, a exemplo da mecânica quântica, da teoria do caos e da fisica dos processos longe do equilíbrio, são incorporados à discussão das ciências sociais e tratados como fundamentos de uma guinada rumo à pós-modernidade. A análise que Boaventura de Souza Santos faz dos processos de desdogmatização da ciência e das relações entre ciências sociais e ciências naturais é a base de nossa argumentação.

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Biografia do Autor

Alice Ribeiro Casimiro Lopes, UFRJ

É professora adjunta da Faculdade de Educação
da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Elizabeth Fernandes de Macedo, UERJ

É professora adjunta da Faculdade de Educação
da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (VERJ).

Arquivos adicionais

Publicado

2015-05-07

Como Citar

Lopes, A. R. C., & Macedo, E. F. de. (2015). Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll. Educação & Realidade, 24(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55393

Edição

Seção

Artigos