Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação

Autores

  • Francisco Jódar Faculdade de Filosofia e Ciências da Educação da Universidade de Valência, Espanha.
  • Lucía Gómez Faculdade de Psicologia da Univesidade de Valência, Espanha.

Palavras-chave:

alteridade, educação, mudança socioinstitucional, identidade.

Resumo

Conhecemos a preocupação de Deleuze pela sobrecodificação do campo social e seu conceito de "devir", concebido como processo criativo pelo qual as minorias se metamorfoseiam e escapam do controle social. Partindo desses conceitos, este ensaio tenta caracterizar o "devir criança" como "linha de fuga" pela qual se pode experimentar e explorar uma outra educação. Para isso, o artigo delineia elementos que possibilitem escapar e resistir à forma-homem que domina e codifica a educação dominante. É a partir desses elementos que se podem criar novas possibilidades para a educação concebida como criação de novas formas de fazer, pensar e sentir, capazes de resistir a um modo de existência que aprisiona a educação e na qual emerge o rosto do intolerável que faz de nossa banalidade cotidiana sua habitação permanente.

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Biografia do Autor

Francisco Jódar, Faculdade de Filosofia e Ciências da Educação da Universidade de Valência, Espanha.

Professor do Departamento de Didática e Organização Escolar na Faculdade de Filosofia e Ciências da Educação da Universidade de Valência, Espanha.

Lucía Gómez, Faculdade de Psicologia da Univesidade de Valência, Espanha.

Professora do Departamento de Psicobiologia e Psicologia Social na Faculdade de Psicologia da Univesidade de Valência, Espanha.

Arquivos adicionais

Publicado

2002-12-01

Como Citar

Jódar, F., & Gómez, L. (2002). Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação. Educação & Realidade, 27(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25914

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