Mais uma Lição: sindemia covídica e educação

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, Sindemia Covídica, Currículo e Educação Científica, Governamentalidade, Estultice.

Resumo

Este artigo articula os desdobramentos das crises geradas pela pandemia da COVID-19, com as deficiências da educação escolar, no Brasil. Argumenta que uma escola marcada por desigualdades, exclusões, elitismo, facilitação e superficialidade vem gerando amplos contingentes de estultos e refratários às orientações científicas de prevenção à pandemia e seu controle. Tal situação é agravada por parte das classes políticas dirigentes, cujos líderes são fiéis adeptos do negacionismo, fundamentalismo político e religioso, anticientificismo e conspiracionismo. Propõem-se alguns princípios norteadores para a educação científica com ênfase nas dimensões gnosiológica e formativa. É feita uma revisão da nomenclatura usada pelos estudos sobre pandemias.

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Biografia do Autor

Alfredo Veiga-Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Alfredo Veiga-Neto possui Graduação em História Natural (1967) e em Música (1963) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestrado em Genética (1975) e Doutorado em Educação (1996) pela mesma Universidade. É Professor Titular da Faculdade de Educação da UFRGS. Professor Convidado Permanente do PPG-Educação/UFRGS. Foi Vice-Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). É Coordenador do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (UFRGS) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq).

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Veiga-Neto, A. (2021). Mais uma Lição: sindemia covídica e educação. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/109337

Edição

Seção

As Lições da Pandemia

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