Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia

Autores

Palavras-chave:

Docência, Ensino Remoto, Transferência, Psicanálise.

Resumo

Problematizamos a docência no ensino remoto em tempos de pandemia. A despeito das diferenças entre ensino remoto e educação a distância (EaD), apontamos que críticas a ambos recaem sobre as dificuldades de interação entendidas como inerentes a eles. Em contraposição, argumentamos que ponderações a todo modo de ensino precisam enfatizar modelos teóricos conceituais que os sustentam. Inspirados na construção do caso em psicanálise, apresentamos narrativas acerca do ensino remoto e as analisamos a partir do conceito de transferência. Apostamos que o laço transferencial entre professor, aluno e conhecimento pode ser estabelecido no ensino remoto, considerando a escuta e a palavra como representantes da presença e da corporeidade neste contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Bicca Charczuk, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Simone Bicca Charczuk é psicóloga (UNISINOS), Mestre em Saúde Coletiva (UNISINOS) e Doutora em Educação (UFRGS). Professora da Faculdade de Educação (UFRGS). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura - NUPPEC.

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Charczuk, S. B. (2021). Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/109145

Edição

Seção

As Lições da Pandemia