Concepção de currículos de ciências: análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores

Autores

  • Sílvia Ferreira
  • Ana Maria Morais Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Isabel Neves Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Educação científica. Currículos. Princípios ideológicos. Princípios

Resumo

RESUMO – Concepção de currículos de ciências: análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores.

O estudo analisa em que medida a mensagem sociológica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial, veiculado no currículo do 3º ciclo do ensino básico português, traduz os princípios ideológicos e pedagógicos das suas autoras. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein.Os princípios ideológicos dizem respeito a grandes metas da educação e os princípios pedagógicos a características da prática pedagógica. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada feita às autoras e de análise documental de publicações por elas produzidas. Os resultados sugerem que as autoras valorizavam diferentes princípios ideológicos e pedagógicos e mostram que existiam descontinuidades entre esses princípios e a mensagem do currículo. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica.

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Biografia do Autor

Sílvia Ferreira

Sílvia Ferreira é licenciada em Ensino da Biologia e da Geologia e mestre em Didáctica das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É professora do ensino secundário e investigadora do Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) do Centro de Investigação em Educação da Universidade de Lisboa.

E-mail: silviareis@net.sapo.pt

Ana Maria Morais, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Ana Maria Morais é licenciada em Biologia, doutorada em sociologia da educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres e especialista em educação em ciências. É professora catedrática jubilada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e co-coordenadora do Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) do Centro de Investigação em Educação da Universidade de Lisboa.

E-mail: ammorais@fc.ul.pt

Isabel Neves, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Isabel Pestana Neves é licenciada em Biologia e doutorada em Didáctica das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É professora associada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e co-coordenadora do Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) do Centro de Investigação em Educação da Universidade de Lisboa.

E-mail: imneves@fc.ul.pt

 

Arquivos adicionais

Publicado

2010-04-29

Como Citar

Ferreira, S., Morais, A. M., & Neves, I. (2010). Concepção de currículos de ciências: análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7835

Edição

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