Analfabetismo no Brasil: configuração e gênese das desigualdades regionais

Authors

  • Alceu Ravanello Ferraro UFRGS
  • Daniel Kreidlow

Keywords:

analfabetismo, Brasil, desigualdades regionais, latifúndio, escravismo.

Abstract

O analfabetismo é uma forma extrema de exclusão. O Censo 2000 revela: a persistência do analfabetismo no Brasil, sua distribuição extremamente desigual entre as Unidades da Federação (UFSs) e a configuração regional dessa distribuição. Em 1872 (primeiro Censo), as diferenças entre as províncias eram mínimas. O Censo 1920 evidencia o primeiro rompimento dessa condição de “igualdade” no analfabetismo generalizado. O período 1920/1960 conclui a configuração regional do analfabetismo, assim como aparece no Censo 2000. O que tem empurrado para baixo as taxas de analfabetismo no Brasil é, principalmente, a concentração da administração pública (RJ e DF), a propriedade rural familiar (RS e SC), a urbanização aliada à industrialização (SP e, mais recentemente, MG e PR), a proximidade com os centros do poder político e econômico. Nunca o latifúndio. Nem mesmo o latifúndio do rei café.

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Author Biographies

Alceu Ravanello Ferraro, UFRGS

Professor do Departamento de Educação da Escola Superior de Teologia, São Leopoldo/RS. Professor Titular aposentando da UFRGS. Pesquisador do CNPq. Em 1992, por determinação judicial, houve retificação no sobrenome do autor, o qual passou de FERRARI para FERRARO.

Daniel Kreidlow

Aluno do Bacharelado em Teologia, da Escola Superior de Teologia, participante na condição de bolsista de Apoio Técnico do CNPq

Published

2004-12-01

How to Cite

Ferraro, A. R., & Kreidlow, D. (2004). Analfabetismo no Brasil: configuração e gênese das desigualdades regionais. Educação & Realidade [Education & Reality], 29(2). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25401

Issue

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