Querela das Mulheres, Igualdade e Direito à Educação: França, 1399 a 1793

Autores

Palavras-chave:

Educação, Direito das Mulheres, Igualdade de Gênero.

Resumo

Este artigo trata da relação da querela das mulheres com a igualdade entre os sexos no que se refere ao direito à educação, definindo-se como campo de investigação a França, nos quase quatro séculos que vão de 1399 à Revolução Francesa, com distinção de três períodos de criação cumulativa: o de Christine de Pizan, a primeira mulher a viver da sua pena e a sustentar com ela a sua família; o de Marie de Gournay e Poulain de la Barre, que elevaram o termo igualdade a conceito e princípio; e o do marquês de Condorcet e Olympe de Gouges, que enriqueceram o conceito de igualdade com o de universalidade, estendendo a todos os seres humanos (Condorcet) e aos negros (Condorcet e Gouges) todos os direitos reivindicados para as mulheres.

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Biografia do Autor

Alceu Ravanello Ferraro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Alceu Ravanello Ferraro (1935-2019) graduou-se em Filosofia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1971), e em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1960). Mestre (1963) e doutor (1969) em Ciências Sociais / Sociologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma/Itália. Foi membro do Comitê de Pesquisa do INEP, do Comitê de Assessor do CNPq e do Comitê Assessor da CAPES, área de Educação. Foi Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd (1989/91 e 1991/93), Pesquisador do CNPq, Consultor ad hoc do CNPq e CAPES. Foi membro do Comitê Assessor da Área de Psicologia e Educação da FAPERGS (2006 a 2009). Foi professor titular do Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle (Unilasalle) Canoas/RS (2007-2008). Atuou ainda como docente convidado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Pesquisou principalmente os seguintes temas: analfabetismo/alfabetização, escolarização, letramento e políticas públicas, no Brasil e Rio Grande do Sul.

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Ferraro, A. R. (2022). Querela das Mulheres, Igualdade e Direito à Educação: França, 1399 a 1793. Educação & Realidade, 46(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/113918

Edição

Seção

Artigos