Pesquisar com os Cotidianos: os múltiplos contextos vividos pelos/as alunos/as

Autores

  • Angela Franscisca Caliman Fiorio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Kelen Antunes Lyrio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carlos Eduardo Ferraço Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Cotidianos. Pesquisa. Escola. Currículo.

Resumo

Este artigo tenta discutir os múltiplos contextos vividos pelos estudantes de uma escola pública da periferia de Vitória – Espírito Santo. A realização da pesquisa se deu por meio de conversas e de instrumentos a partir dos quais os estudantes puderam soltar suas redes de sentidos sobre os diferentes contextos da vida e da escola. As questões levantadas pelos estudantes nos dão pistas para pensarmos a escola pública em sua dimensão curricular e política, associando vida e conhecimento. Outras questões nos movem nesta pesquisa e nos indagam sobre as formas como a escola lida com a diversidade de expectativas, principalmente esta: qual a potência da escola na vida de nossos estudantes?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Franscisca Caliman Fiorio, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municiapal de Vitória. Graduada em História e Pedagogia. Mestre em Educação Doutoranda em Educação na linha de Pesquisa Cultura, Currículo e formação de Professores pelo Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Federal do Espírito Santo.

Kelen Antunes Lyrio, Universidade Federal do Espírito Santo

Pedagoga da Prefeitura Municipal de Vitória. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Educação. Doutoranda em Educação na linha de Pesquisa Cultura, Currículo e formação de Professores pelo Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Federal do Espírito Santo.

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Associado II do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, Espírito Santo, e coordenador do Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos.

Publicado

2012-08-20

Como Citar

Fiorio, A. F. C., Lyrio, K. A., & Ferraço, C. E. (2012). Pesquisar com os Cotidianos: os múltiplos contextos vividos pelos/as alunos/as. Educação & Realidade, 37(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/17020

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.