Contra Hegemonia e Pluralidade de Saberes na Educação à Luz da Sociopoética
Palavras-chave:
Educação, Pesquisa Sociopoética, Pluralidade de Saberes, Contra Hegemonia, Interculturalidade.Resumo
O presente artigo se propõe a apresentar fundamentos metodológicos da pesquisa Sociopoética com interfaces na educação; e mais especificamente, refletir sobre a inter e a transculturalidade em prol da descolonização dos saberes na educação, como também, descrever as cinco orientações básicas da Sociopoética. Nossos estudos apontam que a Sociopoética, ao reconhecer a pluralidade e heterogeneidade de saberes, pode contribuir para que os espaços educativos contemporâneos caracterizados pela diversidade e por indivíduos singulares, ampliem seus horizontes no sentido da transculturalidade, na medida em que acolhe perspectivas e concepções contra hegemônicas na construção do conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-26
Como Citar
Santos, M. H. dos, & Cordeiro, E. de P. B. (2021). Contra Hegemonia e Pluralidade de Saberes na Educação à Luz da Sociopoética. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/98517
Edição
Seção
Artigos