Contra Hegemonia e Pluralidade de Saberes na Educação à Luz da Sociopoética

Autores

Palavras-chave:

Educação, Pesquisa Sociopoética, Pluralidade de Saberes, Contra Hegemonia, Interculturalidade.

Resumo

O presente artigo se propõe a apresentar fundamentos metodológicos da pesquisa Sociopoética com interfaces na educação; e mais especificamente, refletir sobre a inter e a transculturalidade em prol da descolonização dos saberes na educação, como também, descrever as cinco orientações básicas da Sociopoética. Nossos estudos apontam que a Sociopoética, ao reconhecer a pluralidade e heterogeneidade de saberes, pode contribuir para que os espaços educativos contemporâneos caracterizados pela diversidade e por indivíduos singulares, ampliem seus horizontes no sentido da transculturalidade, na medida em que acolhe perspectivas e concepções contra hegemônicas na construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monaliza Holanda dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE

Monaliza Holanda dos Santos é Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Eugênia de Paula Benício Cordeiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE

Eugênia de Paula Benício Cordeiro é Doutora e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação-UFPE. Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco-IFPE.

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Santos, M. H. dos, & Cordeiro, E. de P. B. (2021). Contra Hegemonia e Pluralidade de Saberes na Educação à Luz da Sociopoética. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/98517

Edição

Seção

Artigos