Discurso da Matemática Específica para Ensinar: a arte de governar
Palavras-chave:
Educação Matemática, Discurso, Poder, Governamentalidade.Resumo
O artigo discute como o discurso da Matemática específica para ensinar tem proposto a condução da conduta de professores(as) de Matemática. Trata-se de um ensaio teórico decorrente de uma problematização foucaultiana que incidiu sobre estudos que tratam do Conhecimento Matemático para o Ensino, do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática e da Matemática para o Ensino. Esse discurso põe em exercício diferentes tipos de poder, mobilizando estratégias e táticas a fim de acionar a tecnologia nomeada Tecnologia da Especificidade Matemática. Os resultados sugerem que as condutas disponibilizadas por esse discurso transitam entre a lógica individual e disciplinar à lógica governamental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-06-23
Como Citar
Grilo, J. de S. P., & Barbosa, J. C. (2021). Discurso da Matemática Específica para Ensinar: a arte de governar. Educação &Amp; Realidade, 46(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/98349
Edição
Seção
Artigos