Condição de Classe e Desempenho Educacional no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Classe Social, Capital Econômico, Capital Cultural, Desempenho Educacional.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o impacto da condição de classe dos estudantes brasileiros da educação básica nos seus desempenhos educacionais. Os fundamentos teóricos da pesquisa remetem ao conceito de classe social de Pierre Bourdieu. A partir de uma abordagem quantitativa, utilizamos a base de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado em 2013. As técnicas analíticas mobilizadas foram a estatística descritiva, a análise de correspondência e a regressão linear múltipla. Os resultados empíricos demonstraram a persistência dos efeitos da classe social na conformação dos rendimentos acadêmicos, ainda que coexistindo com os impactos das variáveis de escolarização, de trajetória individual e de caráter pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Mattes Caprara, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim/RS

Bernardo Mattes Caprara é docente do Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul e Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Caprara, B. M. (2021). Condição de Classe e Desempenho Educacional no Brasil. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/93008

Edição

Seção

Artigos