Os Modelos de Formação de Professores/as da Educação Básica: quem formamos?

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores/as, Educação Básica, Licenciatura

Resumo

Este artigo advém de um projeto de pesquisa sobre os modelos curriculares que norteiam a formação docente, e tem como objetivo traçar o percurso histórico da formação de professores/as da Educação Básica no Brasil. São identificados três modelos nesta trajetória: modelo conteudista, modelo de transição e modelo de resistência. Os marcos regulatórios para esta formação são objeto de análise para a compreensão dos contextos históricos, culturais e sociais construídos desde a década de 1930 até 2015, em uma perspectiva de educação e formação progressistas. A pergunta inicial: quem formamos? nos leva a constatar a coabitação dos três modelos no cenário atual e a necessária valorização ao modelo de resistência por suas características históricas na busca da dialogicidade como dimensão importante de uma educação transformadora.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Lima Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia

Camila Lima Coimbra é doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2007). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Professora Associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Coimbra, C. L. (2020). Os Modelos de Formação de Professores/as da Educação Básica: quem formamos?. Educação & Realidade, 45(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/91731

Edição

Seção

Artigos