O Conceito de Vida: uma discussão à luz da educação

Autores

Palavras-chave:

Conceito de Vida, Discurso sobre a Vida, Epistemologia, Educação, Biologia

Resumo

Recolocar o conceito de vida no centro da discussão epistemológica é essencial para que se possa compreender sua potência e seus efeitos no interior de um discurso que antes de pretender ser científico, é filosófico. Nesse sentido, o presente ensaio joga luzes sobre a vida inserindo-a em uma espécie de grade de inteligibilidade construída a partir de autores como Nietzsche, Bachelard, Canguilhem, Wittgenstein, Foucault, Deleuze, Guattari entre outros. Assim, trata-se de uma aproximação epistemológica possível para esse conceito no entrecruzamento da filosofia e das ciências biológicas com referências práticas que advém do campo da educação, onde percebemos sua funcionalidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luís Schifino Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS

José Luís Schifino Ferraro é doutor em Educação. Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Ferraro, J. L. S. (2019). O Conceito de Vida: uma discussão à luz da educação. Educação & Realidade, 44(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/90398

Edição

Seção

Artigos