Infância, Identidade Étnica e Conhecimentos de Matriz Africana na Escola

Autores

Palavras-chave:

Infância, Literatura Infantil e Juvenil, Educação Decolonial.

Resumo

Este artigo analisa a produção literária infantil e juvenil do escritor Reginaldo Prandi, que aborda a mitologia iorubá e a cultura iorubá-descendente no Brasil, com o propósito de apresentar suas possibilidades de uso como literatura e material didático na escola. Com base na seleção de seis obras do autor, procura-se situar esta produção no conjunto dos seus escritos, com vistas a examinar as representações de infância e criança expressas nessas narrativas. O ensaio articula temas como identidade étnica, diáspora africana, educação antirracista e decolonial, como contribuição à reflexão sobre a importância das culturas africanas e afrodescendentes na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene Rezende Alcanfor, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção/CE

Lucilene Rezende Alcanfor é doutora em História da Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EHPS/PUC-SP). Docente efetiva da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), lotada no Instituto de Humanidades, na área de Pedagogia.

Jorge Garcia Basso, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Jorge Garcia Basso é doutor em educação pelo programa de estudos pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EHPS/PUC-SP), pós-doutorando no Departamento de História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Docente e pesquisador no campo da História da Educação e das culturas de matriz africana no Brasil.

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Alcanfor, L. R., & Basso, J. G. (2019). Infância, Identidade Étnica e Conhecimentos de Matriz Africana na Escola. Educação &Amp; Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/88363

Edição

Seção

Infâncias e Educação das Relações Étnico-Raciais