Avaliação Nacional e Internacional no Brasil: os vínculos entre o PISA e o IDEB
Palavras-chave:
PISA, IDEB, Avaliação Estandardizada Nacional, Avaliação Estandardizada Internacional, Prestação de ContaResumo
Este artigo pretende analisar o relacionamento entre o Program for International Student Assessment (PISA), desenvolvido pela OCDE e o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), desenvolvido peloINEP. Os sistemas educativos atuais estão sujeitos a programas de avaliação estandardizada em nível nacional e internacional. Esse processo é resultado da implementação da Nova Gestão Publica (NGP) que no Brasil começa a ser introduzido a partir dos anos noventa (Oliveira 2015). Nesse contexto os dados estatísticos assumem um papel relevante como instrumento do governo da política pública (Foucault, 2004a; Désrosiéres, 2014).Este texto apresentará de forma sumária o desenvolvimento histórico do PISA e do IDEB, como se relacionam - do ponto de vista estatístico-metodológico e político - e como essas dinâmicas influenciam a política educacional do país.Downloads
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Publicado
2018-12-06
Como Citar
Villani, M., & Oliveira, D. A. (2018). Avaliação Nacional e Internacional no Brasil: os vínculos entre o PISA e o IDEB. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84893
Edição
Seção
Gestão Educacional e Políticas de Avaliação
Licença
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