Avaliação Nacional e Internacional no Brasil: os vínculos entre o PISA e o IDEB

Autores

  • Marialuisa Villani International Network of Research on Reestructuring of Educational Professions (WERA/INRREP), Paris - França
  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

Palavras-chave:

PISA, IDEB, Avaliação Estandardizada Nacional, Avaliação Estandardizada Internacional, Prestação de Conta

Resumo

Este artigo pretende analisar o relacionamento entre o Program for International Student Assessment (PISA), desenvolvido pela OCDE e o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), desenvolvido peloINEP. Os sistemas educativos atuais estão sujeitos a programas de avaliação estandardizada em nível nacional e internacional. Esse processo é resultado da implementação da Nova Gestão Publica (NGP) que no Brasil começa a ser introduzido a partir dos anos noventa (Oliveira 2015). Nesse contexto os dados estatísticos assumem um papel relevante como instrumento do governo da política pública (Foucault, 2004a; Désrosiéres, 2014).Este texto apresentará de forma sumária o desenvolvimento histórico do PISA e do IDEB, como se relacionam - do ponto de vista estatístico-metodológico e político - e como essas dinâmicas influenciam a política educacional do país.

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Biografia do Autor

Marialuisa Villani, International Network of Research on Reestructuring of Educational Professions (WERA/INRREP), Paris - França

Marialuisa Villani é doutora em Sistemas Sociais, Organização e Análise das Políticas Públicas, pela Universidade de Roma La Sapienza e Mestra de Estatística pela Ciência Sociais pela EHESS Paris. Os seus interesses de pesquisa são: os processos de transformações das condições de trabalho dos jovens pesquisadores e pesquisadores em Europa; o relacionamento entre programas de avaliação escolar, dados estatísticos e políticas educativas em América do Sul.

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

Dalila Andrade Oliveira é Professora Titular de Políticas Públicas em Educação (UFMG). Pesquisadora e coordenadora do CA-Ed/CNPq. Coordenação da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente.

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Villani, M., & Oliveira, D. A. (2018). Avaliação Nacional e Internacional no Brasil: os vínculos entre o PISA e o IDEB. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84893

Edição

Seção

Gestão Educacional e Políticas de Avaliação