Decolonizando o Ensino de Língua Inglesa para Populações Indígenas Brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Educação pós-colonial, Subalternidade, Educação Indígena, Ensino Decolonizado de Língua Inglesa.

Resumo

Este artigo investiga a concepção e os métodos dos currículos de English language teaching (ELT) no contexto da educação indígena brasileira. Pela lei federal brasileira, o inglês é um requisito curricular obrigatório para todos, incluindo os estudantes indígenas. Este artigo analisa as contribuições relevantes para a decolonização do ensino de inglês em contextos indígenas a partir de teorias pós-coloniais em educação, perspectivas sobre ELT decolonizado e teoria sociocultural da aprendizagem. Uma argumentação é feita para o desenvolvimento de currículos e de metodologias de ELT em colaboração com professores indígenas, a fim de priorizar suas comunidades, culturas e saberes tradicionais.

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Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína/TO

Walace Rodrigues é doutor em Humanidades pela Université Leiden (Países Baixos), professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT).

Francisco Edviges Albuquerque, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína/TO

Francisco Edviges Albuquerque é doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Michol Miller, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína/TO

Michol Miller é graduada do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT) e graduada em Letras Espanhol.

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Rodrigues, W., Albuquerque, F. E., & Miller, M. (2019). Decolonizando o Ensino de Língua Inglesa para Populações Indígenas Brasileiras. Educação & Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/81725

Edição

Seção

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