Decolonizando o Ensino de Língua Inglesa para Populações Indígenas Brasileiras
Palavras-chave:
Educação pós-colonial, Subalternidade, Educação Indígena, Ensino Decolonizado de Língua Inglesa.Resumo
Este artigo investiga a concepção e os métodos dos currículos de English language teaching (ELT) no contexto da educação indígena brasileira. Pela lei federal brasileira, o inglês é um requisito curricular obrigatório para todos, incluindo os estudantes indígenas. Este artigo analisa as contribuições relevantes para a decolonização do ensino de inglês em contextos indígenas a partir de teorias pós-coloniais em educação, perspectivas sobre ELT decolonizado e teoria sociocultural da aprendizagem. Uma argumentação é feita para o desenvolvimento de currículos e de metodologias de ELT em colaboração com professores indígenas, a fim de priorizar suas comunidades, culturas e saberes tradicionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-26
Como Citar
Rodrigues, W., Albuquerque, F. E., & Miller, M. (2019). Decolonizando o Ensino de Língua Inglesa para Populações Indígenas Brasileiras. Educação & Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/81725
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2019 Educação & Realidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Ao submeter um artigo à revista Educação & Realidade e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação & Realidade: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação & Realidade redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.