Brasil, Argentina e Uruguai: ensino de Relações Públicas na cultura digital

Autores

  • Valmor Rhoden Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), São Borja/RS - Brasil http://orcid.org/0000-0001-6014-1057
  • Valeska Maria Fortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS - Brasil

Palavras-chave:

Ensino Superior, Relações Públicas, Diretrizes Curriculares, Cultura Digital

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo comparar as Diretrizes Curriculares Nacionais de Relações Públicas de Brasil, Argentina e Uruguai, refletindo sobre a formação no ensino superior. A metodologia conta com pesquisa bibliográfica e amparo documental. Os resultados mostraram que há diretrizes curriculares específicas para a área apenas no Brasil. A respeito da carga horária, há diferença significativa entre os países. E em relação ao presente cenário, que insere a profissão de Relações Públicas na cultura digital, percebemos que tal mudança é discutida de forma incipiente pela documentação oficial brasileira. Ademais, outro ponto observado é que, na Argentina e no Uruguai, os cursos de têm autonomia para criar conteúdos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmor Rhoden, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), São Borja/RS - Brasil

Valmor Rhoden é pós-doutorando em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor adjunto do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - campus São Borja. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Relações de Fronteira: história, política e cultura na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Uruguai, da Unipampa, e do GEPEIS, da UFSM.

Valeska Maria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS - Brasil

Valeska Maria Fortes de Oliveira é orientadora do trabalho. Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenadora do grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário - GEPEIS. É membro da Associação Iberoamericano de Docência Universitária (AIDU) e da Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior.

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Rhoden, V., & Oliveira, V. M. F. de. (2018). Brasil, Argentina e Uruguai: ensino de Relações Públicas na cultura digital. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/75661

Edição

Seção

Artigos