O Laço Educador-Bebê se Tece no Enodamento entre Cuidar, Educar e Brincar

Autores

  • Paula Fontana Fonseca Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP - Brasil

Palavras-chave:

Educação Infantil, Psicanálise, Creche, Brincar, Cuidar

Resumo


A literatura acerca do trabalho educativo na primeira infância propõe uma articulação do educar com o cuidar e o brincar como subsídio para ação do professor. No entanto, é necessário entender com mais precisão essas ações e os seus possíveis efeitos no laço com o bebê. Nosso intuito é pensar essa relação como fundamento para uma presença interessada do adulto educador. Para tanto, usaremos a figura topológica da banda de Möebius na proposição de uma articulação entre cuidar, educar e brincar, entendidos como uma única ação no trabalho educativo com bebês no âmbito da creche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Fontana Fonseca, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP - Brasil

Paula Fontana Fonseca é doutora em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), psicanalista, psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP e docente da Universidade Ibirapuera.

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Fonseca, P. F. (2018). O Laço Educador-Bebê se Tece no Enodamento entre Cuidar, Educar e Brincar. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/75614

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.