Notas para uma genealogia do curriculum escolar

Autores

  • Flávia Terigi Universidade Nacional de Buenos Aires

Palavras-chave:

currículo, história da educação, genealogia

Resumo

Este texto aborda a análise do campo do curriculo propondo algumas notas que mostram a emergência de sentidos sobre o mesmo que tiveram lugar ao longo da história da escolarização. As notas começam discutindo a posição essencialista subjacente às tentativas de estabelecer uma origem para o currículo, e destacam a emergência de novos sentidos, o retomo a sentidos ateriores e a adoção de sentidos antes ligados a outros conceitos. Como conseqüência dessa análise, a autora sugere que assistimos, em plena década de 90, ao surgimento de um novo processo de emergência de sentidos: a reconversão do curricu/um de um sistema centrado no ensino para um sistema centrado na avaliação. Nos curriculos
nacionais, a avaliação estabelecida pelo poder central para todos os sujeitos escolarizadoa converte-se no verdadeiro curriculum.

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Biografia do Autor

Flávia Terigi, Universidade Nacional de Buenos Aires

Flávia Terigi é professora do curso de Ciêncas da Educação da Universidade Nacional de Buenos Aires, bolsista pesquisadora do Instituto de lnvestigaciones en Ciencias de la Educación da mesma universidade e mestranda da FLACSO - Buenos Aires.

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Publicado

2017-03-03

Como Citar

Terigi, F. (2017). Notas para uma genealogia do curriculum escolar. Educação & Realidade, 21(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71651

Edição

Seção

Artigos