Educação (de Tempo) Integral e a Constituição de Territórios Educativos

Autores

  • Lúcia Helena Alvarez Leite Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Paulo Felipe Lopes de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Palavras-chave:

Educação Integral. Território. Territórios Educativos.

Resumo

O artigo discute a relação entre escola e território, a partir da abertura da escola em direção ao bairro e à cidade no âmbito do Programa Escola Integrada\PEI, experiência de ampliação de jornada escolar de Belo Horizonte/MG. A partir de uma pesquisa etnográfica que envolveu um grupo de adolescentes e educadores participantes do Programa, foi possível compreender que a constituição de territórios educativos relaciona-se fortemente ao vínculo de educadores e educandos com o bairro. Esses elementos, que conformam a tessitura do território educativo, têm possibilitado a emergência de ações coletivas, via escola, com a melhoria de espaços na comunidade e proporcionado um processo educativo mais próximo da vivência cotidiana dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Alvarez Leite, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Lúcia Helena Alvarez Leite é professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Grupo TEIA (Territórios, Educação Integral e CidadaniA) e pesquisadora nas interfaces entre movimentos sociais e educação, educação integral e educação indígena.

Paulo Felipe Lopes de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Paulo Felipe Lopes de Carvalho é mestre e doutorando em Educação pela Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais. Formador de professores em Educação Integral. Professor de Educação Básica/Geografia.

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Leite, L. H. A., & de Carvalho, P. F. L. (2016). Educação (de Tempo) Integral e a Constituição de Territórios Educativos. Educação & Realidade, 41(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60598

Edição

Seção

Tempo de Escola