As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica?

Autores

  • Elaine Conte Centro Universitário La Salle (Unilasalle), Canoas/RS
  • Rosa Maria Filippozzi Martini Centro Universitário La Salle (Unilasalle), Canoas/RS

Palavras-chave:

Tecnologias. Educação. Linguagens. Perspectivas.

Resumo

Este ensaio desenvolve investigações sobre os usos das tecnologias na educação, tendo como referência a ressignificação dialógica dos sentidos e das relações sociopolíticas e culturais das tecnologias na constituição do discurso pedagógico. Trata-se de investigar as questões emblemáticas da área de tecnologias empregadas na educação, vislumbrando um modelo de formação sensível à prevenção da incorporação ingênua das tecnologias na educação. O estudo revisa concepções para reconhecer a pluralidade e a objetividade que têm alicerçado as práticas pedagógicas, elucidando como os elementos tecnológicos promovem a curiosidade e interferem diretamente na formação cultural, aprendizagem, linguagem e em todas as dimensões da racionalidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Conte, Centro Universitário La Salle (Unilasalle), Canoas/RS

Elaine Conte é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora do Programa de Mestrado em Educação - PPGED/UNILASALLE.

Rosa Maria Filippozzi Martini, Centro Universitário La Salle (Unilasalle), Canoas/RS

Rosa Maria Filippozzi Martini é doutora em Educação. Professora titular aposentada de filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora do Programa de Mestrado em Educação - PPGED/UNILASALLE.

Publicado

2015-09-10

Como Citar

Conte, E., & Martini, R. M. F. (2015). As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica?. Educação & Realidade, 40(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46599

Edição

Seção

Artigos