O Uso de Textos Polêmicos em Sala de Aula: formação e prática docente

Autores

  • Denise Davila The University of Georgia, Athens – Estados Unidos da América
  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP - Brasil

Palavras-chave:

Temas Polêmicos. Censura. Estado da Arte. Formação Docente.

Resumo

O objetivo deste texto é duplo. Primeiro analisa como Discursos, formas socialmente aceitas de falar/ouvir, escrever/ler sobre sujeitos em grupos sociais específicos (Gee, 2008), podem influenciar o uso ou a censura a textos polêmicos por docentes em sala de aula. Discute o que as pesquisas têm revelado sobre docentes  utilizando em suas aulas o tema da diversidade. A  partir de exemplo de  livro de literatura sobre a temática do racismo, traz sugestões para que os professores possam conduzir discussões que respeitem a diversidade cultural  de seus alunos e propiciem a formação de opiniões críticas, fazendo assim do professor da educação básica um sujeito responsivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Davila, The University of Georgia, Athens – Estados Unidos da América

É docente do Departamento Language and Literacy Education, da The University of Georgia. Sua pesquisa aborda a diversidade cultural na literatura infantil e na prática de ensino.

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP - Brasil

É docente do Departamento de Educação da
Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente, e coordenadora do CELLIJ - Centro de Estudos Em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva”.

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Davila, D., & Junqueira de Souza, R. (2013). O Uso de Textos Polêmicos em Sala de Aula: formação e prática docente. Educação & Realidade, 38(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/38166

Edição

Seção

Literatura Infantil e Diferenças