Gilles Deleuze Educador: sobre a pedagogia do conceito

Autores

  • Giuseppe Bianco Università degli Studi, Triestre, Itália

Palavras-chave:

pedagogia do conceito, Deleuze, aprendizagem.

Resumo

Partindo da singular noção de "pedagogia do conceito", proposta, por Gilles Deleuze, pela primeira vez, em O que é a filosofia?, o ensaio discute as questões da aprendizagem, da pedagogia, da filosofia e do c onceito, inserindo-as em uma reflexão mais ampla sobre a apprentissage filosófica e sobre a prática teórico pedagógica do filósofo francês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giuseppe Bianco, Università degli Studi, Triestre, Itália

professor da Università degli Studi, Triestre, Itália. Estuda atualmente na Université Paris VIII. Traduziu para o italiano ensaios de Bergson, Deleuze, Derrida, Habermas. Seus interesses estão focalizados na filosofia francesa contemporânea (entre estruturalismo e pós-fenomenologia), em relação com as filosofias divergentes de Gilles Deleuze e Alain Badiou. Está atualmente trabalhando com materiais inéditos de Deleuze e tem o projeto de realizar uma biografia teórica sobre a apprentissage do filósofo francês. Sua última publicação é "Un ritomo a Bergson. Nota sul bergsonismo di Gilles Deleuze", revista aut aut, n.o 312, no prelo.

Arquivos adicionais

Publicado

2002-12-01

Como Citar

Bianco, G. (2002). Gilles Deleuze Educador: sobre a pedagogia do conceito. Educação & Realidade, 27(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25927

Edição

Seção

Artigos