Relações entre a Filosofia e a Educação de John Dewey e de Paulo Freire
Palavras-chave:
Dewey. Freire. Democracia. Educação. PensamentoResumo
O objetivo deste artigo é investigar a concepção de democracia e educação desenvolvida por John Dewey e Paulo Freire. Leitor da obra de Dewey, Freire teve contato também com o debate das ideias deste pensador no Brasil, sobretudo através dos trabalhos de A. Teixeira e L. Filho. Estudar como o pensamento deweyano ecoa na obra freireana ajuda a compreender a sua maneira original de tecer seus conceitos. Freire leva adiante a ideia de weyana de democracia como forma de vida guiada pelo pensamento reflexivo.Ele viu no diálogo problematizador e gerador dos sentidos da ação transformadora da situação social e histórica um processo educacional que pode conscientizar, humanizar, libertar e, assim, superar a opressão que também é historicamente criada pelo próprio homem.Downloads
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Publicado
2013-09-06
Como Citar
Muraro, D. N. (2013). Relações entre a Filosofia e a Educação de John Dewey e de Paulo Freire. Educação & Realidade, 38(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25041
Edição
Seção
Filosofar a Educação