A Educação de Mulheres como Mães e Professoras no Programa Nacional Bolsa-Escola

Autores

  • Carin Klein UFRGS

Palavras-chave:

Programa Nacional Bolsa-Escola. Psicologia do Desenvolvimento. Maternidade.

Resumo

O presente texto apresenta algumas discussões realizadas em um trabalho de pesquisa inserido no campo da teorização cultural, principalmente na perspectiva dos Estudos Feministas e dos Estudos Culturais, nas vertentes que têm proposto uma aproximação crítica com o Pós-Estruturalismo. Examino como alguns discursos veiculados pelo Programa Nacional Bolsa-Escola articulam pressupostos da psicologia do desenvolvimento para interpelar mulheres como mães, representando-as como mais adequadas ao exercício de funções que visam à inclusão social. É também a elas que se dirige uma série de atribuições e prescrições específicas que se traduziriam em formas hegemônicas de cuidado, proteção, administração / gerenciamento do lar e educação dos/as filhos/as, apresentadas como próprias - ou como parte - do exercício de maternidade.

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Biografia do Autor

Carin Klein, UFRGS

Carin Klein é pedagoga, doutoranda em Educação pela UFRGS e integra o Grupo de Estudos de Educação e Gênero.

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Publicado

2011-09-13

Como Citar

Klein, C. (2011). A Educação de Mulheres como Mães e Professoras no Programa Nacional Bolsa-Escola. Educação & Realidade, 30(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23003

Edição

Seção

Artigos