Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar

Autores

  • Ivani Catarina Arantes Fazenda PUC-SP
  • Fernando César de Souza SENAC-SP

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Saúde. Cura. Educação. Formação de Professores.

Resumo

O artigo descreve o cuidado em suas dimensões histórica, filosófica e educacional, sendo a última focada em dois movimentos práticos: cuidar de si e cuidar do outro, sob o prisma metodológico interdisciplinar que reconhece a urgência da integração entre o fazer e o ser, mesclando as histórias de vidas. Ao considerar a escola como um local de ação terapêutica, no qual há movimentos cuidadosos atrelados ao currículo, à formação docente e ao relacionamento interpessoal, redesenharemos uma didática para a educação que transcende os bancos escolares, onde a questão vital capaz de curar as pessoas é reconhecida nas inquietações dos alunos e professores rumo à valorização da cura nata em cada um de nós, porém não compreendida por muitos de nós.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivani Catarina Arantes Fazenda, PUC-SP

Livre Docência em Didática pela UNESP e Doutora em Antropologia pela USP. Professora titular da PUC-SP, Professora Associada do CRIE(Centre de Recherche et intervention educative) da Universidade de Sherbrooke- Canadá, Fundadora do Instituto Luso Brasileiro de Ciências da Educação-Universidade de Évora - Portugal. Coordena o GEPI- Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade, filiado ao CNPQ e outras instituições internacionais. Trabalha com Educação nos temas: Ensino-Aprendizagem; interdisciplinaridade, pesquisa, currículo e formação.

Fernando César de Souza, SENAC-SP

Doutor em Educação (PUC-SP), Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade – GEPI, filiado ao CNPQ. Técnico de Desenvolvimento Profissional no SENAC, Membro do Comitê de Pós Graduação do Centro Universitário SENAC-SP. Pesquisador e palestrante em: Interdisciplinaridade, Saúde & Cura na Educação, Formação de Professores, Políticas Públicas dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Arquivos adicionais

Publicado

2012-04-19

Como Citar

Fazenda, I. C. A., & Souza, F. C. de. (2012). Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar. Educação & Realidade, 37(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21799

Edição

Seção

Cuidado Humano e Educação