Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet
Palavras-chave:
Fórum Pedagógico. Comunidade de Aprendizagem. Discurso Pedagógico. Análise de Discursos. Educação a Distância.Resumo
No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a linguística e a pedagogia. Propõe-se, portanto, uma análise do uso da língua nestas formas de interlocução. Destacou-se uma prática pedagógica que privilegiou a interação on line e a criação de uma comunidade de aprendizagem. As análises evidenciaram que, num forchat, com objetivos pedagógicos, as formas de discurso relatado marcado são muito frequentes. Também foi possível constatar o sentimento de pertencimento à comunidade, o aumento gradativo da utilização da segundo pessoa e o uso frequente de elementos fáticos iguais aos utilizados em conversas informais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2011-12-07
Como Citar
Hartmann, F. (2011). Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet. Educação &Amp; Realidade, 36(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18483
Edição
Seção
Língua, Discurso e Sujeito na Educação