Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica

Luis Fernando Cerri

Resumo


Partindo do pressuposto de que a consciência histórica é um fenômeno cuja estrutura se refere ao conjunto da humanidade em seus distintos tempos e espaços, este texto se propõe a abordar o tema em suas áreas de confluência com a educação, especialmente os campos da aprendizagem histórica, escolar e não-escolar. Visa discutir as possibilidades metodológicas da pesquisa da consciência histórica experimentadas em diferentes espaços institucionais. Para isso, serão avaliadas metodologias quantitativas e qualitativas, incluindo os levantamentos quantitativos interculturais, a elaboração de questionários pautados no componente decisional da consciência histórica e na estrutura dos tipos de geração de sentido histórico de Jörn Rüsen, as entrevistas com distintos sujeitos, a utilização do método do grupo focal e a teoria das representações sociais.

Palavras-chave


Ensino de História. Metodologia da Pesquisa. Consciência Histórica. Aprendizagem Histórica.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Entre 26 e 30 de outubro, Educação & Realidade participou da Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas. Veja a nossa participação (com vídeos, textos e podcast):

Primeiro dia:

http://gg.gg/blog-scielo-1-1

http://gg.gg/blog-scielo-1-2 

Segundo dia:

http://gg.gg/blog-scielo-2-1

http://gg.gg/blog-scielo-2-2

Terceiro dia:

http://gg.gg/blog-scielo-3-1

http://gg.gg/blog-scielo-3-2

Quarto dia:

http://gg.gg/blog-scielo-4-1

http://gg.gg/blog-scielo-4-2

Quinto e último dia:

http://gg.gg/blog-scielo-5-1

http://gg.gg/blog-scielo-5-2


Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo